CIMVALES – Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional dos Vales do Carinhanha, Cochá, Peruaçu, Japoré e São Francisco.

Informações gerais

O CIMVALES – Consórcio Intermunicipal Norte Mineiro de Desenvolvimento Regional dos Vales do Carinhanha, Cochá, Peruaçu, Japoré e São Francisco, foi criado em janeiro de 2013, sendo formado pelos Municípios de BONITO DE MINAS, CHAPADA GAÚCHA, CÔNEGO MARINHO, ITACARAMBI, JANUÁRIA, JUVENÍLIA, MIRAVÂNIA, MONTALVÂNIA e SÃO JOÃO DAS MISSÕES, Municípios estes que estão inseridos na área mineira da Sudene e região do semi-árido no extremo Norte de Minas Gerais.

A criação do Consórcio se deu por força da assinatura dos chefes do Executivo de um Protocolo de Intenções firmado, que visa o Desenvolvimento Integrado destes Municípios.

O CIMVALES tem sua Sede administrativa no Município de Bonito de Minas e possui como seu órgão Gestor e deliberativo o Conselho de Municípios, que é formado pelos representantes do Poder Executivo dos Municípios Consorciados e que hoje é presidido pelo Prefeito de JUVENÍLIA – Rômulo Marinho Carneiro, e tem como Vice-Presidente o Prefeito de CÔNEGO MARINHO – Agidê Santana.

É composto ainda pelos Prefeitos de:

  • BONITO DE MINAS – Vânia Carneiro
  • CHAPADA GAÚCHA – Jair Montagner
  • CÔNEGO MARINHO – Agidê Santana
  • ITACARAMBI – Nívea Maria de Oliveira
  • JANUÁRIA – Murício Almeida
  • JUVENÍLIA – Rômulo Marinho Carneiro
  • MIRAVÂNIA – Elzio Mota
  • MONTALVÂNIA – Fredson Lopes França
  • SÃO JOÃO DAS MISSÕES – Jair Xakriabá

BONITO DE MINAS

As águas abundantes e a natureza vistosa por si só ja descrevem o nome da cidade. Devido à sua grande riqueza natural, Bonito de Minas é o lugar ideal para se praticar ecoturismo e os esportes radicais  como rafting, nas corredeiras do rio Gavião. Os trilheiros ou os mais sossegados podem contar com as inúmeras veredas que garantem passeios emocionantes pela região, e com o Poço Azul, de águas incrivelmente azuis e calmas.

Ver site

CHAPADA GAÚCHA

O município de Chapada Gaúcha, antiga Vila dos Gaúchos, teve seu início de povoamento no ano de 1976, quando chegaram os primeiros moradores oriundos do Rio Grande do Sul, pelo projeto PADSA, (Projeto de Assentamento Dirigido a Serra das Araras), que integrava os municípios de Formoso, Arinos, Januária e São Francisco. Em 28 de Janeiro de 1995, foi instalado o Distrito de Chapada Gaúcha, na antiga Vila dos Gaúchos e, neste mesmo ano, foi emancipado. A cidade possui dentre seus atrativos o “Parque Nacional Grande Sertão Veredas”, o “Parque Estadual Serra das Araras” e a “Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari”, além de preservar suas culturas e tradições realizando a maior festa religiosa do interior de Minas, (Festa de Santo Antônio de Serra das Araras) que é comemorada a mais de 100 anos.

Ver site

CÔNEGO MARINHO

A cidade de Cônego Marinho em Minas Gerais, foi fundada em 1995, estando situada na região Norte de Minas. A cidade realiza várias festas típicas, dentre elas estão: Folia de Reis, Festival do Pequi e da Cultura, Festejos do Padroeiro do Bom Jesus de Olhos D’água e Encontro dos Sanfoneiros, com os melhores da Região mostrando a cultura do nosso forró e baião mineiro. O principal ponto turístico do município é o Balneário de Candeal, que possui uma das melhores Cachoeiras de água corrente da região. Sua localização fica em Candeal Município de Cônego Marinho, próximo a Cruz dos Araújos.

Ver site

ITACARAMBI

Itacarambi, no Alto Médio São Francisco, oferece muitos atrativos para o lazer e práticas esportivas. Tem a agropecuária como base de sua atividade econômica, com cultivo de algodão e cereais. O gado é destinado ao corte e a produção de leite evidenciando o potencial da região para o turismo rural. Praias fluviais, pescaria e grutas também são exemplos dos belíssimos pontos turísticos do município. Possui um complexo científico e cultural de importância mundial, o Vale do Peruaçu, que abriga uma fauna típica da região, com destaque para várias aves e outros animais raros e ameaçados de extinção. Dicas de Viagem: O Vale do Peruaçu abrange cerca de 140 mil hectares, está situado na margem direita do São Francisco e conta com grutas e cavernas. Destaque para a Gruta Olhos D’água com 1.180 metros em seu eixo principal, considerada a quarta maior do Brasil, que atrai o interesse de visitantes de todo o país.

Ver site

JANUÁRIA

Situada no norte de Minas, há 600 km de Belo Horizonte, Januária extrai da natureza e oferece aos visitantes, suas maiores riquezas e belezas. O município tem na Bacia do Rio Pandeiros, o único  Pântano  do Estado de Minas, berçário de peixes do Velho Chico. Em meados de julho o ponto alto é a praia do Rio São Francisco, chamada pelos visitantes de “a praia de Minas”. Atualmente, Januária é um dos municípios que busca, por meio da UNESCO, o reconhecimento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, como patrimônio da humanidade. Para completar essa obra de arte, Januária tem como moldura dessa pintura, as suas manifestações culturais, a produção de uma das melhores cachaças do país e sua rica culinária.

Ver site

JUVENÍLIA

Juvenília é um município localizado no extremo norte do estado, divisa com a Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 5 708 habitantes. É o município mais ao norte do estado possuindo uma das cidades mineiras mais distantes da capital. O ponto mais alto do município é de 445 metros.

Ver site

MIRAVÂNIA

A cidade de Miravania conta com a cachoeira do rio Japoré, que está localizada na saída sul da cidade a 3 km da sede do município de fácil acesso, com espaço para estacionamento e acampamento, Bar e Lanchonete “particular”. Rio de águas cristalinas durante todo o ano, com espaço para acampamentos proporcionando um ambiente muito agradável aos turistas.

Ver site

MONTALVÂNIA

Montalvânia possui uma grande concentração de grutas, lapas e abrigos com inscrições e pinturas rupestres milenares (foto). O município também é banhado por três rios, sendo eles o Concha, Cariranha e Itaguari. Além de balneários, praças bem cuidadas e o Memorial Montalvão.

Ver site

SÃO JOÃO DAS MISSÕES

É por meio de suas festas tradicionais que as comunidades estreitam seus laços e mantêm suas identidades como grupos, celebrando, também, a vida cotidiana. A Administração Municipal, através da realização atividades festivas, projetadas e executadas a cada ano, procura, na medida do possível, consolidar a condição de São João das Missões, como cidade polo do turismo religioso, na região norte do Estado de Minas Gerais.

Ver site

Dentre as múltiplas finalidades do CIMVALES estão:

  • Representar o conjunto dos entes que o integram, em matéria de interesses comuns, perante quaisquer outras entidades de direito público e privado, nacionais e internacionais.
  • Implementar iniciativas de cooperação entre o conjunto dos entes para atender às suas demandas e prioridades, no plano da integração regional, para promoção do desenvolvimento regional.
  • Promover formas articuladas de planejamento ou desenvolvimento regional, criando mecanismos conjuntos para consultas, estudos, execução, fiscalização e controle de atividades que interfiram, na área compreendida no território dos Municípios consorciados, entre outras.
  • Planejar, adotar e executar, sempre que cabível, em cooperação técnica e financeira com os Governos da União e do Estado, projetos, obras e outras ações destinadas a promover, melhorar e controlar, prioritariamente, as ações relativas às suas finalidades específicas.
  • Definir e monitorar uma agenda regional voltada às diretrizes e prioridades para a região.
  • Fortalecer e institucionalizar as relações entre o poder público e as organizações da sociedade civil, articulando parcerias, convênios, contratos e outros instrumentos congêneres ou similares, facilitando o financiamento e gestão associada ou compartilhada dos serviços públicos.
  • Acompanhar, monitorar, controlar e avaliar os programas, projetos e ações, o sentido de garantir a efetiva qualidade do serviço público.
  • Promover o desenvolvimento sustentável dos municípios consorciados, entendendo-se este, como processo de mudança social e de elevação das oportunidades das comunidades locais, compatibilizando sempre o crescimento econômico, a conservação ambiental, acesso a água para o consumo humano e pequena produção familiar, habitação e o desenvolvimento social, a partir de um claro compromisso como o futuro e da solidariedade entre gerações.
  • Promover a participação dos diferentes segmentos da sociedade nas ações conjuntas de desenvolvimento integrado da região; melhoria da qualidade de vida, em especial da comunidade rural; fortalecimento da agricultura Familiar e das cadeias produtivas; programas de assistência técnica, extensão rural e profissionalização de jovens e adultos, desenvolvimento urbano e controle do uso do solo.
  • Atuar pelo fortalecimento e modernização de complexos e setores estratégicos para a atividade econômica regional, destacando-se o ramo da agricultura familiar, extrativista, agropecuária, silvo-agropastoril, o comércio e os serviços.
  • Desenvolver ações estratégicas para o fomento do turismo regional.
  • Desenvolver ações para o fortalecimento dos assentamentos, comunidades
    quilombolas, comunidades indígenas e comunidades tradicionais.
  • Atuar pela implantação de um sistema integrado de gestão e destinação final de resíduos sólidos industrial, residencial, da construção civil e hospitalar.
  • Executar ações regionais na área de recursos hídricos e saneamento;
  • Criar instrumentos econômicos e mecanismos de compensação para a gestão ambiental;
  • Estabelecer programas integrados de coleta seletiva do lixo, reutilização e reciclagem.